Alinhado com o Marco de Sendai e, em especial, com a legislação brasileira, como a Lei Federal 12.608/2012, a elaboração do projeto do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil pautada pela construção técnica e coletiva de cada um dos produtos, representado pela participação efetiva dos atores estratégicos ao longo de todas as ações.

Para garantir esse caráter participativo, abrangendo diferentes escalas de representatividade, serão adotadas diversas estratégias de participação e engajamento, como reuniões técnicas em diferentes instâncias (presenciais e virtuais), mecanismos de consulta e interlocução, espaços de discussão, encontros técnicos e workshops/workshops ( presencial e virtual). Os canais de divulgação e acesso ao andamento dos produtos e etapas do projeto, como previstos nas ações de comunicação de riscos, visam contribuir para o amplo conhecimento do processo de elaboração do Plano Nacional.

Representantes de diversas instituições, direta e indiretamente atuantes e comprometidos com a gestão de riscos e desastres no Brasil, foram reunidos em Brasília, no dia 19 de abril de 2023, para a primeira Oficina Atores Estratégicos, uma das atividades do projeto de elaboração da proposta do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Convidados pela Sedec, os atores estratégicos participaram das atividades do workshop coordenado e ministrados pela professora Alexandra Passuello e pela especialista Eloisa Giazzon, da equipe técnica responsável pela elaboração do projeto do Plano Nacional.

A ação foi a primeira de uma série de iniciativas que compõem uma metodologia que visa garantir e estimular uma maior participação social no processo de construção do Plano Nacional.

Confira a Agenda de Ações do Processo Participativo (clique aqui)

Nesta entrevista, você vai conhecer a metodologia adotada para construção do processo participativo do projeto de elaboração do Plano Nacional.

Notícias

  • Agenda – O Plano em Perspectivas

    Agenda – O Plano em Perspectivas0

    Representantes de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil, vocês são convidados e convidadas para mais um evento da série o Plano em Perspectiva, que é realizado no âmbito do projeto de elaboração do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil. A iniciativa é

    READ MORE

Para participar nos envie uma mensagem: participapnpdc@gmail.com




 

Resumos Executivos dos eventos que compõem as ações do Processo Participativo

Nesta seção, compartilhamos cinco sumários executivos que resumem os resultados dos encontros virtuais e dos workshops presenciais com a Sedec, equipe técnica do projeto de elaboração da proposta do Plano Nacional e representantes dos segmentos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
Para transmitir e compartilhar a essência das discussões e as percepções dos participantes dos encontros virtuais, realizados entre agosto e setembro de 2023, desenvolvemos três sumários executivos distintos. O primeiro resume as 15 horas de apresentações, debates e troca de ideias entre o público dos cinco encontros virtuais dedicados aos representantes do segmento governamental das cinco regiões do país. O segundo documento condensa as três horas de contribuições provenientes do evento com os representantes da sociedade civil organizada. Já o terceiro sumário executivo compila os principais resultados do encontro virtual com representantes do setor privado.

O sumário executivo dos cinco workshops presenciais, realizados entre setembro e outubro, um em cada região, sintetiza as 55 horas de trocas, compartilhamentos e reflexões entre os atores estratégicos dos segmentos do Sinpdec, a Sedec e a equipe técnica.
Durante os encontros virtuais e os workshops presenciais foram apresentados e discutidos os resultados parciais dos produtos 2, 3 e 4 do projeto do Plano Nacional, com destaque à metodologia adotada na elaboração de cada um deles.

Realizado em Brasília, nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2024, o Workshop Interministerial: Abordagens Interinstitucional do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil reuniu 118 pessoas, representando 18 ministérios. O objetivo do evento foi dar continuidade ao diálogo com atores do Governo Federal, visando a discussão da gestão de riscos de desastres nas estratégias setoriais e produzir subsídios para a definição dos objetivos, metas e indicadores do Plano Nacional. Todas as informações e resultados do evento estão reunidos neste sumário executivo.

Este sumário executivo registra os principais resultados das 55 horas dos workshops presenciais com representantes dos diversos segmentos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Os eventos foram realizados entre 14 de setembro e 27 de outubro de 2023, sendo um para cada região do país, iniciando região pela Norte (Manaus), seguida pelo Nordeste (Recife), Sudeste (Belo Horizonte), Sul (Curitiba) e Centro – Oeste (Brasília).

Os principais resultados e informações sobre a concepção, metodologia, preparação e realização dos encontros virtuais com o segmento governamental com atuação na gestão de riscos e de desastres estão apresentados neste sumário executivo.
Trata-se de uma síntese de 15 horas de evento, três horas para cada região do país, Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os eventos aqui descritos foram realizados entre 17 de agosto e 1º de setembro de 2023.

Neste sumário executivo, reunimos a essência da discussão e os resultados do encontro virtual, de três horas de duração, com representantes dos segmentos da sociedade civil organizada, com atuação direta ou indireta na gestão de riscos e desastres no Brasil. O evento destinado a esse segmento do Sinpdec foi realizado no dia 4 de setembro de 2023. Como em todos os eventos, foram apresentados os resultados parciais dos produtos 2, 3 e 4.

O sétimo encontro virtual com os segmentos que compõem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) foi destinado a representantes das entidades privadas. Seguindo o mesmo formato dos demais, o evento, realizado no dia 5 de setembro de 2023, teve três horas de duração e contemplou a apresentação dos resultados parciais dos produtos 2, 3 e 4 do projeto do Plano Nacional. Este Sumário Executivo apresenta a essência desse encontro com representantes da iniciativa privada.




 

Agenda




 

Ações de  Mídias

Todas as ações do Processo Participativo do projeto do Plano Nacional são cobertas e divulgadas por meio dos recursos de intervenção positiva de mídia (intervenções de mídia), como VídeosReelsTik Tok , webstories, notícias, vídeos e episódios do  podcast  Plano em Pauta. Confira essas produções!




















 

Fotos

Skip to content